Reduzindo

a distância

entre academia

e mercado

pela inovação

no Agro.

 

 

O Fellowship Program é uma iniciativa do AgTech Garage com o objetivo de promover a aproximação da academia com a comunidade de inovação do hub, que envolve principalmente parceiros corporativos, produtores e startups de base tecnológica, a fim de fomentar a troca de conhecimento via realização de projetos conjuntos com foco no desenvolvimento de inovações para o agronegócio.

Um distinto grupo formado por pesquisadores de instituições renomadas do agronegócio

Os Fellows:

(Esalq-USP)
iran olveira
Iran Oliveira

Depto. Engenharia de Biossistemas NUPEA/LEB

Engenheiro Agricola, especialista em bem-estar animal e ambiência animal, mestre e doutor na área. Atua com zootecnia de precisão e tecnologias disruptivas na produção animal. 

baldin
José Baldin

Depto. Genética

 Eng. Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (1990), Mestre (1994) e Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela ESALQ / USP (1998), Pós-doutorado na University of Illinois Urbana-Champaign (2016). Atua na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, sendo que a principal linha de pesquisa visa o desenvolvimento e seleção de genótipos de soja com alta produtividade e resistentes aos principais insetos e doenças. 

fernando mendonça
Fernando Mendonça

Depto. Engenharia de Biossistemas

Dr. em Irrigação e Drenagem, professor de Hidráulica e Hidrologia na ESALQ/USP, pesquisador na área de Engenharia de Água e Solo e Agricultura Irrigada.

felipe
Felipe Pilau

Depto. Engenharia de Biossistemas

Eng. Agrônomo, mestre e doutor em Agronomia. Docente da Universidade Federal de Santa Maria (2008-2014). Docente da Universidade de São Paulo – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (2014-atual). Área de concentração: Agrometeorologia. Pesquisas em ecofisiologia, micrometeorologia, modelagem e agrometeorologia aplicada à agricultura de precisão. 

Leandro-Gimenez_site
Leandro Gimenez

Depto. de Engenharia de Biossistemas

Engenheiro Agrônomo, com Mestrado na área de máquinas agrícolas e Doutorado na área de Engenharia de Sistemas Agrícolas. 15 anos de experiência na iniciativa privada antes do ingresso como docente na esalq. Pesquisa aplicada financiada por agricultores e gestor de desenvolvimento de produtos em empresa de base tecnológica em microssistemas/nanotecnologia/robótica. 

helaine
Helaine Carrer

Depto. de Ciências Biológicas

PhD em Biologia de Plantas, Prof. Titular do Depto de Ciências Biológicas, Projetos de Pesquisa em Genômica e Biologia Molecular de Cana-de-açúcar e outras culturas. Prof. Graduação e Pós-graduação.

alex2
Alex da Silva Alves

Depto. de Finanças

Professor associado nas áreas de empreendedorismo e finanças. Economista com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, atua há 15 anos em educação executiva, desenvolvimento de pesquisas e projetos de consultoria para entidades dos setores público e privado.

luizestraviz
Luiz Carlos Estraviz

Depto. Ciências Florestais

Engenheiro Agrônomo pela UEL (1982), Mestre em Economia Agrária pela USP (1987), Doutor em Biometria e Gestão Florestal pela University of Georgia (1993). Professor visitante na Northern Arizona University (1992 e 1993). Atualmente é Professor Titular da ESALQ/USP. Atua na área de Recursos Florestais. Tem parcerias científicas com a Universidade Técnica de Lisboa, Universidade Politécnica de Madrid, University of Eastern Finland e Swedish University of Agricultural Sciences. Contemplado com várias distinções, destaca-se o Prêmio Santander Universidade de Empreendedorismo em 2015. 

paulo
Paulo Pavinato

Depto. de Ciência do Solo

Possui graduação em Agronomia (2001) e mestrado em Ciência do Solo pela UFSM (2004) e doutorado em Agronomia/Agricultura pela UNESP, Botucatu – SP, com ênfase em química e fertilidade do solo (2007). Atualmente é professor associado da ESALQ – USP, Piracicaba – SP (ingresso em 2012). A área de atuação na docência e pesquisa é em Fertilidade do Solo e Adubação, envolvendo manejo de fertilizantes e adubação em sucessão de culturas, bem como estudo da dinâmica do fósforo no solo em sistemas de produção, envolvendo plantas de cobertura e manejo do solo.

yammamoto
Pedro Yamamoto

Depto. de Entomologia e Acarologia

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1989), mestrado em Entomologia Agrícola (1994) e doutorado em Produção Vegetal pela UNESP (1998). Atualmente é professor do Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ/USP, responsável pela área de Manejo Integrado de Pragas. Atua principalmente nos seguintes temas: manejo integrado de pragas, controle biológico, seletividade, controle químico e táticas e estratégias e MIP.

“Participamos da primeira ação do Programa Fellowship e identificamos possibilidades de interação com os professores e pesquisadores presentes. Na semana seguinte, agendamos reuniões e conseguimos alinhar ações conjuntas nos projetos de inovação da Koppert. Acreditamos na relevância da iniciativa e apoiamos sua continuidade.” 
 Renata Morelli
 Vice-diretora executiva do SPARCbio | powered by Koppert

Notícias:

Esalq Nóticias 245/2019 – Esalq e AgTech Garage assinam protocolo do Fellowship Program

(Esalq notícias – 24.01.2020)

“A proposta é envolver docentes e pesquisadores da Esalq em atividades de mentoria junto a novos empreendedores de iniciativas AgTech no ecosistema do Vale do Piracicaba.”.

Fellowship Program

(Esalq.net – 12.11.2019)

“Em 24 de outubro de 2019, a Esalq oficializou parceria com o AgTech Garage e, entre as ações, está o apoio ao desenvolvimento do programa Fellowship(…)”.

FAQ

Como posso me inscrever?

A pré-inscrição é realizada a partir do link:/bit.ly/preinscricaofellowship2021.

Após o período de inscrições, a seleção para o novo grupo de fellows se dará a partir do comitê de partners do AgTech Garage. Dando início aos encontros em 2021.

 

 

Qual a duração do programa?

O cronograma de realização do Fellowship Program compreende o período de seis meses, com possibilidade de renovação a cada seis meses enquanto o Fellow se manter engajado e com projetos em desenvolvimento.

A quem se destina?

Docentes ou pesquisadores de diferentes áreas do
conhecimento, vinculado às principais universidades do Brasil.

Como acontece?

A chamada aberta para um grupo de 10 (dez) Fellows acontece a cada seis meses. Não há custo para participar assim como não é uma atividade remunerada. O Fellow deve usar seu tempo disponível para participar do dia a dia do hub e desenvolver projetos, em conjunto com o AgTech Garage e/ou parceiros e/ou startups, que podem ser submetidos a diferentes fontes de financiamento público e privado.

Ao longo dos 6 meses desta jornada, os fellows têm a oportunidade de participar de encontros exclusivos direcionados ao programa, onde podem discutir e trocar experiências com nossos parceiros e startups residentes, tendo acesso às iniciativas dos mesmos e oportunidade de interação direta com novos projetos. Além dos encontros direcionados, há também a possibilidade de participação em eventos internos do hub ou de parceiros, de acordo com a sinergia entre eles e a área de atuação dos fellows.

Participação em ambiente dinâmico, lado a lado com os principais atores do ecossistema de inovação do agronegócio, para troca de experiências, identificação de oportunidades de geração de valor através de projetos colaborativos.