Curso AgTech Garage de Empreendedorismo

O 1º Curso online de Empreendedorismo do Brasil focado em AgTech.

Aumente consideravelmente suas chances de sucesso como empreendedor no setor que sustenta a economia do país.

group

Um time de primeira linha compartilhando conhecimentos valiosos para todas as fases da sua jornada empreendedora.

target

É do Agro e quer empreender? Já empreendeu em outro setor e agora quer começar no Agro? Não vai empreender mas quer se atualizar? Esse curso é para você!

video-player (1)

Curso online com 10 módulos divididos em aulas semanais, distribuídas ao longo de 3 meses. Assista onde e quando quiser.

Programação:

Fazendo a matrícula você já entrá no ambiente virtual do curso e já poderá interagir com os outros participantes através do fórum, incentivado e moderado pela equipe da AgTech Garage.

Nesse primeiro módulo introdutório empreendedores de sucesso no Agronegócio contam suas motivações, desafios e aprendizados de vida durante suas jornadas empreendedoras.

Início dia 18 de setembro.

Convidados:

Aula 1: Sr. Jardel Massari – Co-fundador da OuroFino

 Sócio-fundador do Grupo Ourofino, formado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e em Técnico Agrícola pelo Colégio Agrícola de Muzambinho – MG. Com o empreendedorismo de Jardel junto ao sócio Norival Bonamichi, a Ourofino Saúde Animal, fundada em 1987, é atualmente a maior indústria brasileira de produtos veterinários, referência nos mercados do agronegócio e pet, sendo eleita a empresa mais admirada do setor (Carta Capital, 2010), a “Melhor Indústria Farmacêutica para Trabalhar” pelo guia da revista Você S/A (2013) e “Best Company – Latin & South America” no “Animal Pharm Awards 2015”. Jardel é CEO da Ourofino Saúde Animal e presidente do Conselho de Administração da empresa Ourofino Agrociência, indústria de defensivos agrícolas.

Aula 2: Marcelo P. Carvalho – Fundador/CEO da AgriPoint

Um dos principais especialistas do mercado de leite no Brasil, sócio-fundador e CEO da AgriPoint. Ao longo de 17 anos foi pioneiro em diferentes negócios sob o guarda-chuva da AgriPoint, como por exemplo, o MilkPoint que é o maior portal de conteúdo do setor; os eventos Interleite Brasil, Interleite Sul e Dairy Vision; o EducaPoint, a principal plataforma de treinamento online no agronegócio brasileiro. Recentemente se torno co-cundador da AgTech Garage. Marcelo é Engenheiro agrônomo, pela ESALQ/USP (1992), com mestrado em Ciência Animal e Pastagens também pela ESALQ/USP (1998). Possui MBA Executivo Internacional pela FIA (2005).

Aula 3: Gilberto Girardi – Advisory Board da Enalta e TOTVS

25 anos de experiência executiva e empreendedora em TI para agribusiness. Ao longo desse período fundou, administrou e vendeu duas bem sucedidas empresas de software e serviços para a indústria agro. Girardi é advisor da TOTVS SA para temas relacionados ao Agro, e é fundador e conselheiro da AGROMÁTICA, uma boutique consultiva par automação agrícola. Atualmente lidera um projeto de reposicionamento da ENALTA INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS SA. Antes de iniciar sua jornada empreendora Girardi trabalhou na Unilever e na Deloitte. Ele é economista pela Universidade de São Paulo (USP).

Aula 4: Vasco Oliveira – Fundador/CEO da AGV Logística e Fazen

Fundador da AGV Logística, foi CEO por 15 anos e atual Presidente do Conselho por 4 anos. É membro fundador e ex presidente e atual vice-presidente da ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), Presidente do YPO (Young Presidentes Organization) do Brasil e membro do Conselho da Associação Saúde Criança São Paulo. Foi membro do Conselho de Administração da Minerva Foods e da Dental Cremer.
A AGV Logística é uma das maiores operadoras de logística integrada do país, líder em saúde animal e com forte atuação em saúde humana, nutrição animal e bens de consumo. Conta com mais de 40 unidades em 18 estados do Brasil e faturou aproximadamente R$550 milhões em 2016.
A Fazen é uma Agtech voltada para a pecuária e que foi investida pela Monashees, principal VC do Brasil.

Mas, o que é um Ecossistema de Startups, afinal? Esse é um assunto recorrente. Neste módulo vamos abordar em uma primeira etapa, de forma mais ampla, questões como: o que é, quem são os envolvidos, por que é importante, como se fortalece entre outras questões. Na segunda etapa vamos focar no agronegócio e entender como isso tudo está acontecendo de forma mais prática no nosso setor.

Início dia 25 de setembro.

Convidado:

Aula 1: José Augusto Tomé – Co-fundador / CEO da AgTech Garage

Empreendedor serial, apaixonado por inovação tecnológica e novos negócios. Atuando principalmente no agronegócio é um dos idealizadores do AgTech Valley, cofundador do AgTech Coworking e da AgTech Garage. No dia-a-dia suas principais atribuições são fortalecer ou criar redes através da conexão de pessoas (Netweaver), caçar tecnologias (Technology Scout) e desenvolver negócios envolvendo startups, corporações, investidores e academia (open innovation). Formado em Engenharia Química pela UFPE também possui mestrado na mesma área pela UNICAMP. Antes de empreender acumulou experiência de 10 anos em atividade de PD&I com passagens por startup de biotech e centro de tecnologia.

Aula 2: Luiz Gustavo Nussio – Diretor da ESALQ – USP

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1987) e Mestrado em Ciência Animal e Pastagens (1993), ambos pela Universidade de São Paulo e PhD em Animal Sciences (1997) pela University of Arizona. Atua no Departamento de Zootecnia da ESALQ desde 1988 nas áreas de Conservação de Alimentos para Animais e Nutrição de Ruminantes, ocupando atual posição de Professor Associado III. É líder de grupo de pesquisa do CNPq e atua como assessor da FAPESP, CNPq e CAPES. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo e Conservação de Forragens, orgulhando-se de ter participado, como orientador, na formação de 50 Mestres e Doutores. Foi membro da Diretoria e Presidiu a Sociedade Brasileira de Zootecnia entre 2011 e 2014 .Tem se responsabilizado pela organização do International Symposium on Forage Quality and Conservation desde 2009 e foi o Chairman do International Silage Conference em 2015 no Brasil. Exerce a função de Diretor da Escola Superior de Agricultura”Luiz de Queiroz” para a gestão 2015-2019, assumindo diversas atribuições administrativas e participação em comissões ligadas aos Orgãos Centrais da Universidade de São Paulo.

Esse é um assunto importante em qualquer empresa. Mas relevante ainda em uma startup, a começar pelo time de fundadores que sem dúvida é o principal ativo inicial da empresa. Seguido da fase de crescimento acelerado, onde contratar e reter talentos é um dos principais desafios do empreendedor.

Início dia 2 de outubro.

Convidado:

Aula 1: Luiz Tângari – Co-fundador/CEO da Strider

Cofundador e CEO da Strider, uma inovadora AgTech que ajuda os agricultores no Brasil e nos Estados Unidos a fazerem um uso mais inteligente de pesticidas em suas fazendas. A Strider gerencia mais de 1 milhão de hectares de clientes pagos em culturas como soja, algodão e cana-de-açúcar. Luiz é graduado em Engenharia Elétrica na UFMG.

Início dia 9 de outubro

Convidada:

Aula 1: Anne Chang – Sócia fundadora da HCO Law – eAdvisor

Pioneira no Brasil em assessorar empresas e startups no mercado digital. Ajudou grandes empresas na estruturação jurídica de seus programas de aceleração e relacionamento com startups. Foi vencedora do prêmio “White Paper” no Desafio Blockchain, com a tese sobre o uso da tecnologia Blockchain na área da saúde. Anne é formada em direito pela USP e possui especialização pela UC Berkeley School of Law. Antes de fundar a HCO Law teve passagens por escritórios de advocacia de destaque, entre eles, Pinheiro Neto Advogados e também pela BM&FBovespa.

Início dia 16 de outubro.

Convidados:

Aula 1: Jeferson Tornisielo – TOTVS

Designer focado em UX (User Experience) para o segmento Agroindústria da TOTVS, tradicional empresa brasileira de software que está entre as maiores desenvolvedoras de sistemas de gestão integrada do mundo. Atuando na área de inovação, internamente chamada UX LAB, utiliza os conceitos do Design Thinking no seu dia-a-dia para analisar e antecipar tendências e conceitos e transformá-los em soluções de tecnologia. Jeferson é formado em Desenho Industrial, com MBA em Marketing e negociação pela Universidade Metodista.

Aula 2: José Damico – Cofundador e CEO da SciCrop

Possui vasta experiência em tecnologia, foi engenheiro de software na IBM onde atuou no laboratório de desenvolvimento, em clusters de alto desempenho para o BigData Analytics. Fundou outras 2 startups e foi sócio-diretor da InfoSERVER, empresa do portifólio Intel Capital, a qual foi vendida recentemente a um grupo indiano. Pesquisador e inventor com profundo conhecimento em análise de dados e machine learning. Em 2014 decidiu se dedicar a um dos seus maiores interesses, a agricultura, o que resultou na fundação da SciCrop em 2015.

Início dia 23 de outubro.

Convidados:

Aula 1: José Augusto Tomé – Co-fundador / CEO da AgTech Garage

Empreendedor serial, apaixonado por inovação tecnológica e novos negócios. Atuando principalmente no agronegócio é um dos idealizadores do AgTech Valley, cofundador do AgTech Coworking e da AgTech Garage. No dia-a-dia suas principais atribuições são fortalecer ou criar redes através da conexão de pessoas (Netweaver), caçar tecnologias (Technology Scout) e desenvolver negócios envolvendo startups, corporações, investidores e academia (open innovation). Formado em Engenharia Química pela UFPE também possui mestrado na mesma área pela UNICAMP. Antes de empreender acumulou experiência de 10 anos em atividade de PD&I com passagens por startup de biotech e centro de tecnologia.

Aula 2: Luiz Tângari – Co-fundador/CEO da Strider

Cofundador e CEO da Strider, uma inovadora AgTech que ajuda os agricultores no Brasil e nos Estados Unidos a fazerem um uso mais inteligente de pesticidas em suas fazendas. A Strider gerencia mais de 1 milhão de hectares de clientes pagos em culturas como soja, algodão e cana-de-açúcar. Luiz é graduado em Engenharia Elétrica na UFMG.

Aula 3: José Damico – Cofundador e CEO da SciCrop

Possui vasta experiência em tecnologia, foi engenheiro de software na IBM onde atuou no laboratório de desenvolvimento, em clusters de alto desempenho para o BigData Analytics. Fundou outras 2 startups e foi sócio-diretor da InfoSERVER, empresa do portifólio Intel Capital, a qual foi vendida recentemente a um grupo indiano. Pesquisador e inventor com profundo conhecimento em análise de dados e machine learning. Em 2014 decidiu se dedicar a um dos seus maiores interesses, a agricultura, o que resultou na fundação da SciCrop em 2015.

Início dia 30 de outubro.

Convidado:

Aula 1: Marcelo Murachovsky – UX Designer na BovControl

Chefe de design da BovControl – AgTech Startup que está construindo a “Internet das Vacas”. Antes de mudar para San Francisco com a BovControl, Marcelo trabalhou como sócio e diretor criativo para uma agência de branding no Brasil, que oferece soluções criativas para as empresas da Fortune 500. Graduou-se na ESPM em São Paulo com um diploma em design, possui Mestrado em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design e obteve uma certificação em Gestão e Negócios da UC Berkeley.

Início dia 6 de novembro.

Convidados:

Aula 1: Matheus Alberto Cônsoli – Markestrat

Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA’s na FGV, PECEGE/ESALQ, entre outros.

Aula 2: Ed W. Siatti – Chief Sales Officer (CSO) na Aegro

Antes de ingressar no mundo das startups AgTech, Ed Siatti trabalhou por muitos anos em empresas multinacionais tais como: Syngenta, Bayer, DuPont, Monsanto e Adama. Em 2014 ingressou na Strider, teve papel de liderança em uma das principais fases de cresciemnto da empresa, incluindo abertura de mercado nos EUA, se tornando Vice Presicente de Vendas. No início desse ano ingressou na Aegro como diretor comercial. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Estadual de Maringá.

Início dia 13 de novembro.

Aula 1: Subvenção

Convidado: Alexandre de Almeida – Harfsen Research

Médico veterinário graduado pela Universidade Federal de Uberlândia, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo. Como gestor de projetos já participou da elaboração de projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos e serviços que foram aprovados por diferentes órgãos de apoio à inovação, como FINEP: Programa Prime e Programa FINEP 30 dias; FINEP/FAPESP: Edital Sirius LNLS; FAPESP: Programa PIPE; CNPq: Programa RHAE; Secretaria de Desenvolvimento do estado SP: Programa FUNCET; I Concurso de Anjos da FIESP e Venture Fórum Brasil Sustentável (Rio+20).

Aula 2: Investimento anjo e Equity crowdfunding

Convidado: Frederico Rizzo – Broota Brasil

Co-fundador e CEO do Broota, primeira plataforma de investimento online em startups do Brasil. Formado em administração pública pela FGV-EASP e MBA em finanças e empreendedorismo pela Duke University. Cuidou por três anos da área de suprimentos da Mãe Terra, uma das líderes na indústria de alimentos orgânicos. Antes disso, foi empreendedor social por cinco anos em ONG dedicada à educação e ao desenvolvimento local.

Aula 3: Corporate Venture Capital

Convidado: Daniel de Macedo – Algar Ventures

Executivo de Estratégia e Inovação, lidera a iniciativa de Corporate Venture do grupo Algar. Daniel é formado em Comunicação Social com MBA em Marketing com Ênfase em Vendas e também Finanças Corporativas pela FGV. Participa da formação executiva em Gestão e Liderança na MIT Sloan School of Management e trabalhou de 2009 até 2016 na Amcham Brasil, encerrando sua atuação como Gerente Regional das operações de Uberlândia e Ribeirão Preto.

 

Início dia 20 de novembro

Aula 4: Venture Capital

Convidado: Francisco Jardim – SP Ventures

Sócio fundador da SP Ventures, é administrador pela Saint Louis University, fundador da SP Ventures e Gestor do Fundo de Inovação Paulista. Já investiu em 26 empresas de tecnologia, sendo 16 destas do setor de agtech.  Atuou como Gestor Regional do Fundo Criatec por seis anos, responsável pelas atividades do Fundo no estado de São Paulo. Francisco atuou na definição da estratégia, captação de mais investimentos e recrutamento de executivos chaves destas empresas investidas através da participação no Conselho de Administração. Antes de fundar a SP Ventures, ele trabalhou nos segmentos de Bancos de Atacado e Hedge Funds, além de ter empreendido no segmento de comércio exterior.  Francisco cursou o programa de pós-graduação em Inovação, Venture Capital e Empreendedorismo da Fundação Getúlio Vargas (São Paulo).

Aula 5: Private Equity

Convidado: Nelson Bechara – Actis

Nelson iniciou sua carreira como Engenheiro da Voith, assumiu posições de liderança na Souza Cruz, na consultoria estratégica Booz Allen Hamilton (atualmente Strategy&) e Grupo DPaschoal.  Há 5 anos ingressou no time do Actis, fundo britânico de private equity que possui US$ 8 bilhões sob sua gestão investidos em mercados emergentes. Atuando como Value Creation Director, participa do board das empresas investidas pelo fundo, como por exemplo, o Genesis Group, líder em testes, inspeções e certificações para o setor agro e de alimentos. Nelson é Engenheiro Mecânico, pós-graduado em Administração de Empresas e obteve um MBA nos Estados Unidos.

Início dia 27 de novembro:

Aula 1: Case Perfarm

Convidado: Luiz Roberto Sodré – Cofundador e CEO

Focado em gestão estratégica e financeira para o agronegócio por mais de 12 anos, Sodré vem de família de produtores rurais diversificados. Já presenciou a produção de diversas atividades agrícolas e pecuárias. Tem experiência no agronegócio em mais de 5 países tendo, por exemplo, trabalhado no maior confinamento bovino do Canadá e com ensino de finanças voltada ao agronegócio no EUA. Também atuou no Rabobank por quase seis anos, com atividades de consultoria estratégica e financeira para grandes produtores rurais e empresas do agronegócio, Fusões e Aquisições (M&A), Operações Financeiras Estruturadas e Mercado de Capitais. Após participar de projetos no Agronegócio que totalizam mais de R$ 5 bilhões, Sodré fundou a Perfarm junto a outros idealizadores. Em 4 meses após o lançamento da versão completa da Plataforma, a empresa já conta com mais de 12.000 clientes registrados.
Sodré é Zootecnista pela USP, Mestre em Economia Agrícola pela Universidade da California, Davis, e MBA pela Universidade de Michigan.

Aula 2: Case AgroSmart

Convidado: Raphael Pizzi – Cofundador e COO

Cofundador e Diretor de Operações da Agrosmart, Board Member na 4LAB Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Internet das Coisas. Formado em Design Gráfico pelo Istituto Europeo di Design e Bauhaus-Universität Weimar na Alemanha. Maker por paixão, adora construir soluções que envolvam hardware, tecnologia, agricultura e design.

 

Início dia 4 de dezembro

Aula 3: Case BovControl

Convidado: Danilo Leão – Cofundador e CEO

Cofundador e Estrategista de modelo de negócios na Polite, internacional Networker em torno do 3º setor, rastreabilidade alimentar, mídia e tecnologia. Trabalhou como Gerente de Negócios da Operação de Vendas Globais da Computer Associates, Coordenador de Escritório da Endeavor Brasil e Assistente de Recursos Humanos da Patagon. Empreendedor, profissional Networker e Connector. Fundador da BovControl, Polite, SIFE Brasil [agora Enactus], CertBeef e ABIRC. Especialidades: significado e relevância [orientado] através do pensamento visual [design de negócios] e conversa informal. Impacto [ênfase social-ambiental] através do negócio.

Aula 4: Case EducaPoint

Convidado: Marcelo Carvalho – Fundador e CEO

Um dos principais especialistas do mercado de leite no Brasil, sócio-fundador e CEO da AgriPoint. Ao longo de 17 anos foi pioneiro em diferentes negócios sob o guarda-chuva da AgriPoint, como por exemplo, o MilkPoint que é o maior portal de conteúdo do setor; os eventos Interleite Brasil, Interleite Sul e Dairy Vision; o EducaPoint, a principal plataforma de treinamento online no agronegócio brasileiro. Recentemente se torno co-cundador da AgTech Garage. Marcelo é Engenheiro agrônomo, pela ESALQ/USP (1992), com mestrado em Ciência Animal e Pastagens também pela ESALQ/USP (1998). Possui MBA Executivo Internacional pela FIA (2005).

Aula 5: Case Promip

Convidado: Marcelo Poletti – Cofundador e CEO

Sócio Fundador e CEO da Promip Holding S/A, empresa brasileira de biotecnologia que desde 2006 dedica-se à produção e comercialização de produtos biológicos e serviços de pesquisas voltados ao Manejo Integrado de Pragas. Engenheiro Agrônomo formado pela UNESP/FCAVJ (1999) tem background em Entomologia pela Universidade de São Paulo (ESALQ), Mestrado (2002), Doutorado (2007) e Pós-Doc (2008). Como CEO e presidente do Conselho de Administração da Promip concilia em seu dia a dia atividades que envolvem competências técnicas e gerenciais visando o cumprimento do Plano de Negócios, Planejamento Estratégico e Orçamentário da companhia.

Matrículas Encerradas!

“O” Time que Compartilha Conhecimento:

Luiz Tangari _ Curso AgTech Garage
Luiz Tangari

Cofundador / CEO

Strider

linkedin_circle_color-512
Marcelo Carvalho Curso AgTech Garage
Marcelo Carvalho

Fundador / CEO

AgriPoint / AgTech Garage

linkedin_circle_color-512
Jardel _ Ourofino _ Curso AgTech Garage
Jardel Massari

Cofundador / CEO

Ourofino

Gilberto Girardi _ Curso AgTech Garage
Gilberto Girardi

Advisor

Enalta / TOTVS

Vasco Oliveira - AgTech Garage
Vasco Oliveira

Fundador / CEO

AGV Logística / Fazen

linkedin_circle_color-512
Raphael Pizzi _ Curso AgTech Garage
Raphael Pizzi

Cofundador / COO

Agrosmart

linkedin_circle_color-512
Ed W. Siatti Curso AgTech Garage
Ed W. Siatti

Chief Sales Officer

Aegro

linkedin_circle_color-512
Marcelo Poletti Curso AgTech Garage
Marcelo Poletti

Cofundador / CEO

Promip

linkedin_circle_color-512
Anne Chang Curso AgTech Garage
Anne Chang

Cofundadora

HCO Law / eAdvisor

linkedin_circle_color-512
Francisco Jardim curso AgTech Garage
Francisco Jardim

Cofundador

SP Ventures

linkedin_circle_color-512
Matheus Cônsoli Curso AgTech Garage
Matheus Cônsoli

Diretor

Markestrat

linkedin_circle_color-512
nelson-bechara
Nelson Bechara

Director

Actis Private Equity

linkedin_circle_color-512
Jose Damico_ Scicrop _ Curso AgTech Garage
José Damico

Fundador / CEO 

SciCrop

linkedin_circle_color-512
Jeferson Tornisielo Curso AgTech Garage
Jeferson Tornisielo

UX Designer

TOTVS

linkedin_circle_color-512
Daniel de Macedo _ Algar _ Curso AgTech Garage
Daniel de Macedo

Corporate Venture Capital 

Algar Holding

linkedin_circle_color-512
Luiz Roberto Sodre _ Perfarm _ Curso AgTech Garage
Luiz Roberto Sodré

Cofundador / CEO

Perfarm

linkedin_circle_color-512
Frederico Rizzo – Broota Brasil - Curso AgTech Garage
Frederico Rizzo

Cofundador / CEO

Broota Brasil

linkedin_circle_color-512
Danilo Leão BovControl _ Curso AgTech Garage
Danilo Leão

Cofundador / CEO 

BovControl

linkedin_circle_color-512
tomé
Jose Augusto Tomé

Cofundador / CEO 

AgTech Garage

linkedin_circle_color-512
Curso AgTech Garage (2)
Luiz Gustavo Nussio

Diretor 

ESALQ – USP

linkedin_circle_color-512
Alexandre Almeida _ Curso AgTech Garage
Alexandre Almeida

Fundador / Diretor 

Harfsen Research

Curso AgTech Garage
Marcelo Murachovsky

UX Designer 

BovControl

linkedin_circle_color-512

Excelente investimento para você, sua carreira e empresa

Próxima turma em breve!

Apoio Institucional:

Esalq AgTech Garage
Agropolo Campinas AgTech Garage

Powered by:

AgriPoint AgTech Garage

Com 17 anos de experiência na realização de cursos online para o Agronegócio, a AgriPoint recentemente inovou com o lançamento da plataforma de cursos EducaPoint, que possui mais de 60 cursos disponíveis para acesso em modelo de assinatura.

A AgriPoint como uma das co-fundadoras da AgTech Garage participa dessa iniciativa de forma estratégica disponibilizando estrutura e know-how fundamentais para o sucesso do curso AgTech Garage de empreendedorismo no Agronegócio.